AO AR LIVRE: A GRANDE TENDÊNCIA PÓS-PANDEMIA
Se os momentos em meio à Natureza já estavam super desejados antes de 2020, impulsionando a sustentabilidade como estilo de vida, após o confinamento devido à pandemia eles tornaram-se uma necessidade. Na busca por paz de espírito, saúde física e relaxamento mental, a vida ao ar livre ganha novos adeptos e alimenta a indústria da moda com peças esportivas, elegantes e tecnológicas para homens, mulheres e crianças.
Camping, escalada, caminhadas e pedal em trilhas rústicas têm seu crescimento registrado no aumento da venda de itens de vestuário relacionado à prática destas atividades. A tendência gorpcore, que coloca a funcionalidade acima do estilo, é fonte de inspiração para a criação de peças com volume na medida certa, produzidas com material reciclado e muito versáteis como cobertores que também são casacos, por exemplo.
As cores e estampas são utilizadas para tirar as peças do lugar comum, com tons vibrantes que contrastam com as tradicionais bases neutras (terrosos, verde militar) e grafismos que remetem às texturas naturais (rochas, madeiras). O camuflado mantém sua relevância em composições abstratas com apelo fashion. O apelo artesanal também é valorizado, com o pacthwork e a mistura de diferentes tecidos e texturas na mesma peça.