Internet das Coisas: entenda o impacto na Indústria Têxtil
Atualmente, é praticamente impossível desfrutar a totalidade da vida profissional e até pessoal sem estar conectado à Internet – curso online, reunião no zoom, treino em casa, o pedido do delivery, engajamento nas redes sociais, tudo isso faz parte da rotina da maioria de nós. A Era Digital transformou o nosso estilo de vida e também está transformando a Indústria através da Internet das Coisas (IoT), uma tecnologia que inter-relaciona equipamentos e também armazena dados, permitindo rastreabilidade e análise que facilitam e melhoram a nossa rotina. A IoT está presente tanto em equipamentos de uso cotidiano como babás eletrônicas e outros eletrodomésticos quanto nos maquinários essenciais da Indústria Têxtil.
Melhorar a produtividade com agilidade, inteligência e qualidade é o grande resultado dos equipamentos industriais que atuam com a IoT, que deram início à Quarta Revolução Industrial com as primeiras máquinas 4.0 ligadas na rede com sensores, softwares e outras tecnologias, que estão chegando ao mercado com custos cada vez mais acessíveis e que colocam os dispositivos IoT como um nicho que tem previsão de movimentar U$ 22 bilhões na Indústria Brasileira em 2025 (dados do BNDES). A Internet das Coisas Industrial (IIoT) minimiza o desperdício e otimiza rotinas, reduzindo o custo operacional e elevando a eficiência de toda a cadeia, da tomada de decisão (através da análise de dados) à produtividade (agilizando processos), focada no aumento da qualidade da entrega. A conectividade e a comunicação entre todos os equipamentos da produção em tempo real e de maneira automatizada torna possível a análise geral da produção, identificando gargalos e alterações necessárias para o máximo aproveitamento do sistema de produção.
Investir em linhas de produção interconectadas é um grande diferencial competitivo no mercado atual. Errar menos e lucrar mais é a realidade das “fábricas inteligentes”, que aplicam a IIoT em todos os seus processos. A troca instantânea da configuração de equipamentos de costura para operar com diferentes tecidos através da tecnologia Near Field Communication (NFC), por exemplo, é um dos recursos da IIoT que já faz parte de várias máquinas comercializadas pela Silmaq.
A IIoT também é um passo importante da nossa Indústria no caminho da sustentabilidade, um tema urgente para toda a cadeia têxtil. Com a precisão dos ajustes digitais que podem ser repassados em série, dados armazenados em nuvem que mostram o aproveitamento das matérias-primas, o momento certo e a peça exata que necessita de manutenção e a fácil operação destes equipamentos, que reduzem a fadiga do operador e a ocorrência de acidentes, estes equipamentos fazem da IIoT uma tecnologia irresistível e inevitável para empresas que buscam o desperdício zero e a confirmação do seu compromisso com a preservação do meio ambiente.
O futuro já chegou e instaurar a evolução digital na sua empresa é um investimento certeiro para aumentar a produtividade, a lucratividade e o nível da Indústria da Moda do Brasil.