COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE VESTUÁRIO
Você sabia que as mulheres são 51% da população brasileira e 69% das consumidoras de vestuário? Este e outros dados sobre o mercado do vestuário no Brasil fazem parte de uma pesquisa do IEMI que traça o perfil dos nossos consumidores. O ticket médio do brasileiro para roupas é de R$ 270, sendo que os consumidores que compram com mais frequência têm idade entre 25 e 34 anos. Dentre os consumidores que compraram ao menos 3 peças na última compra, a maior concentração deles estão na região Sul.
A pesquisa também explora as motivações por trás do desejo de consumir roupas. Para 22% dos entrevistados, a vontade de se sentir bonito e bem vestido vem em primeiro lugar, seguido pelo desejo de se presentear (20%) e pela necessidade de substituir uma peça antiga (19%). A imagem buscada no momento da compra (estilo do produto) precisa ser jovem para 33% dos entrevistados e também envolve outros atributos: básico, despojado, clássico, sofisticado… As lojas multimarcas ainda são o principal canal de compra para os brasileiros, seguidos das lojas monomarcas e lojas de departamentos.
O IEMI é uma das principais autoridades brasileiras no âmbito de pesquisa de mercado e além de relatórios sob encomenda o Instituto também oferece material gratuito que pode ajudar você no desenvolvimento do posicionamento estratégico da sua marca e de uma coleção mais assertiva. Acesse o site e confira: www.iemi.com.br